
A conjuntivite alérgica é uma inflamação da conjuntiva, a membrana que cobre o branco dos olhos, causada por uma reação alérgica desencadeada por diversos alérgenos presentes no ambiente.
Entre as causas mais comuns estão:
§ Ácaros
§ Pólens
§ Pelos de animais
§ Fungos (mofo).
Os sintomas incluem prurido (coceira) nos olhos, hiperemia (vermelhidão) e lacrimejamento e edema das pálpebras. Ao contrário de outros tipos de conjuntivite, a alérgica NÃO É CONTAGIOSA, mas pode causar grande desconforto.
A conjuntivite alérgica pode estar associada a outras doenças alérgicas, como asma, dermatite atópica e rinite alérgica! Essa relação ocorre porque essas doenças compartilham algo em comum: a resposta exagerada do sistema imunológico a alérgenos ambientais.
A rinite alérgica é a mais associada à conjuntivite. Os alérgenos que afetam o nariz também podem entrar em contato com os olhos, causando conjuntivite alérgica.
Conhecer esses sintomas é importante para buscar ajuda médica e tratamento adequado. Um exame clínico detalhado e, às vezes, testes de alergia são necessários.
O tratamento inclui o uso de colírios anti-histamínicos e, em casos mais graves, imunossupressores. Medidas como evitar o contato com alérgenos, manter os olhos limpos e usar compressas frias também ajudam a aliviar os sintomas. Evite esfregar/coçar os olhos, principalmente se estiver com as mãos sujas.
Além disso, existem a imunoterapia alérgeno específica que é capaz de mudar o curso da doença!