Você sabe o que é um alergologista pediatra? Com o aumento da frequência de doenças alérgicas especialmente em crianças, este profissional tem desempenhado grande importância para seu diagnóstico e tratamento.
Com uma ampla gama de exames disponíveis para a identificação de alergias, é importante que profissionais especializados sejam capacitados a fim de indicá-los, realizá-los e interpretá-los de forma correta.
Entre as principais doenças tratadas por um alergologista pediátrico estão a rinite alérgica, asma, reações alérgicas relacionadas à alimentos, dermatites atópica e de contato, reações a medicamentos e picadas de insetos.
Este profissional também é responsável por estudar problemas no sistema imunológico, que muitas vezes se apresenta pouco funcionante ou hiperfuncionante no período da infância. Por esse motivo, no artigo de hoje você vai saber o que é um alergologista pediatra, quais as principais doenças tratadas por ele e qual o melhor momento de procurar atendimento deste especialista para seu filho. Continue a leitura para não perder nada!
Diferença entre alergista e alergologista pediatra
Com o aumento da incidência das doenças alérgicas e da conscientização a respeito da necessidade do tratamento correto delas, alguns termos que eram então desconhecidos pela maior parte da população passaram a fazer parte das mídias, redes sociais e pautas de discussões com maior frequência.
Imunologia, dermatite, infusões de medicamentos e vacinas são alguns eles. Outros nomes já são mais debatidos, mas ainda geram dúvidas, como aqueles que estão relacionados aos profissionais da medicina especializados no diagnóstico e tratamento dessas doenças.
Afinal, qual a diferença entre o alergista e o alergologista? Os dois termos dizem respeito ao especialista que deve promover o tratamento de pessoas acometidas por algum tipo de alergia.
Contudo, a diferença é sutil. Estes profissionais são capacitados e especializados para descobrir os fatores relacionados ao quadro e também para proceder com o tratamento necessário na proteção a saúde do paciente contra os transtornos alérgicos.
O alergista é o profissional especializado em tratar todos os tipos de alergias. Já o alergologista, além de ser habilitado para diagnosticar e tratar doenças alérgicas, também concluiu um período de especializado em residência na área de Alergia e Imunologia, passando por um treinamento em clínica geral e/ou pediatria.
A alergologia surgiu pela necessidade de um estudo mais aprofundado sobre alergias, tema tão relevante no momento atual, em que estamos sujeitos diariamente a fatores como o aumento da poluição e de agentes causadores dessas doenças.